Agora já se pode sair. Com cuidadinho, mas já há esplanadas e restaurantes abertos. Até à praia se pode ir. Com muito cuidadinho. O vírus ainda andará por aí e nem terá afrouxado o ímpeto de colonização dos pulmões humanos, mas baixámos a guarda para já. A cura estava a ser outra chaga e assim experimenta-se este sucedâneo de normalidade para ver se nos aguentamos a falar uns com os outros a dois metros de distância, a respirar para máscaras, a acotovelar maçanetas e a lavar muito bem as mãos.

Paz, pão, habitação, saúde, educação e lavar muito bem as mãos. Mudam-se os tempos mudam-se as doutrinas. A morte tem saído à rua em dias assim. O verso é para jogar sobre o inimigo que nos vier no encalço. É assim que se usam armas e os armeiros perdoar-me-iam.

No normal antigo muitas vezes me pareceu útil o distanciamento social. Não sob a forma de um trato avarento nas relações com os outros, mas antes a única escapatória aceitável a convites ou obrigações erguidas no caminho de um plano mais pacato, só com a companhia que me conseguisse devolver. Agora dane-se essa introspecção, a taquanhez que eu julgava timidez. Estarei disposto para pagar com retroactivos cada 'não me dá jeito', cada 'depois combinamos isso', cada 'depois eu digo-te alguma coisa'.

Não há é bem uma regra. Ou melhor, há muitas e pequenas que, multiplicando-se pelas cabeças, resulta noutra epidemia mas de sentenças. Então enquanto uns vão lampeiros para a praia, outros vão-se encolerizar com isso para a rede social que melhor lhe ouvir o sermão. E por aí fora se dividem mais grupos, cada qual empurrando para o lado contrário um fiel feito de zelo. Se no meio estiver alguma virtude é bom que se mostre quando finalmente me decidir partir em sua busca.

Todas as manhãs, duas horas antes da habitual altercação com o despertador, a Tsuki marcha para norte no território acidentado que faz a nossa cama e encosta o focinho húmido ao meu nariz. Quer comida e já percebeu que eu me levanto sempre para a satisfazer. Vou tentar montar uma jigajoga com uns motores que lhe deite a comida na taça a horas certas. Entretenho-me no engenho algumas horas e deixa que durma mais em outras. Jogo de soma nula. O vírus não veio mudar coisas tão fundamentais assim.

25/05/2020